sexta-feira, 29 de junho de 2012

Tem sacolinha, mas mercados escondem

Justiça determinou volta da distribuição da embalagem, mas em várias unidades o consumidor tinha de pedir

Depois de determinação da Justiça, os mercados voltaram a distribuir as sacolinhas descartáveis na cidade, mas alguns estãoguardando as embalagens debaixo dos caixas, para restringir o uso. De quatro unidades de grandes redes visitadas ontem pelo Jornal da Tarde, três estavam adotando a estratégia; apenas uma fornecia as sacolas normalmente.

A volta das sacolinhas foi uma determinação da Juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Central da capital, após ação movida pela Associação Civil SOS Consumidor contra quatro grandes mercados. Na decisão, de segunda-feira, a magistrada deu um prazo de 48 horas para a volta das sacolas.

Das lojas visitadas, só a da rede Sonda, na Lapa, zona oeste, deixava as sacolinhas à vista, para o cliente usar à vontade.

NoWalmart e Carrefour, a maioria dos caixas não tinha sacolinha à mostra. “Damos quando o cliente pede, mas só o suficiente para a compra”, disse uma atendente. Em um Pão de Açúcar na Casa Verde, zona norte, não havia sacolas sobre nenhum dos caixas. “Se não peço, ninguém fala nada”, reclamou a aposentada Maria Cristina Monello, de 59 anos, que fazia compras na unidade. Em nota, o PãodeAçúcar informou que “mantém seu compromisso de estimular o consumo consciente através do uso racional de embalagens”.

Segundo o presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), JoãoGalassi, o controle das sacolinhas é uma maneira de evitar o desperdício. “Esse movimento ajuda na educação” afirmou. Galassi informou que a Apas irá recorrer na Justiça para implantar o modelo apresentado na semana passada: cobrança de um valor entre R$ 0,07 e R$ 0,25 pela sacola e devolução e desconto do valor gasto na próxima compra. A entidade ainda mantém a intenção de reciclar sacolinhas, criar um fundo socioambiental e dar descontos nos sacos de lixo.

De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, os mercados não são obrigados a deixar as sacolas à mostra. “Não pode é haver recusa em fornecer as sacolas e precisa ser dada em quantidade adequada”.

O advogado José Eduardo Tavolieri, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-SP, tem outra visão.“Esconder significa falta de transparência na relação entre fornecedor e consumidor”, afirma.

Via: Jornal da Tarde - 29/6/2012

3 comentários:

  1. O Supermercado DIA% da Al. dos Nhambiquaras 1161, além de não estar fornecendo as sacolinhas, colocou nos caixas um cartaz escrito a mãocom caneta piloto VERMELHA a seguinte frase: O DIA NÂO FORNECE SACOLAS , descumprindo determinação judicial. Onde reclamar ? quem fiscaliza ?

    ResponderExcluir
  2. Solicito envio de notificação para DIAS BRASIL SOCIEDADE LIMITADA - SUPER MERCADOS DIAS % Loja: RUA TEODORO SAMPAIO, 599
    CEP 05405-050 SP

    Que não acatou, até esta data, a determinação Judicial de fornecimento de sacolas plásticas em sua loja, no endereço acima, alegando que \\\"ainda não foram notificados a distribuir as referidas\\\", que continuam sendo vendidas aos consumidores que pensam que a determinação está em vigor e deve ser cumprida por todos.

    grato,

    J. Andrade

    ResponderExcluir
  3. voces todos reclamam da sacolinha, mais reclamam com as pessoas erradas ate chegam a faltar com respeito com as operadoras de caixa que apenas fazem seu trabalho.E isso ninguem ver.
    nos estamos cada vez mais estressadas com isso....

    ResponderExcluir