quarta-feira, 11 de abril de 2012

Supermercados gaúchos debatem o futuro das sacolas plásticas

O futuro de um item presente diariamente na vida de 100% da população gaúcha estará em pauta nesta quarta-feira (11), em evento promovido pela Agas em Porto Alegre. A partir das 13h30, o II Fórum Agas das Sacolas Plásticas: Problema ou solução? reunirá biólogos, engenheiros químicos, autoridades políticas, ambientalistas, especialistas em direito ambiental, varejistas de diversos setores, indústria e consumidores para discutir o uso e a distribuição das sacolinhas plásticas no comércio gaúcho. 

O evento terá entrada gratuita e vai ocorrer no Hotel Deville (Av. dos Estados, 1909), em Porto Alegre. O debate sobre o tema ganhou força em todo o País a partir do dia 4 de abril, quando os supermercados de São Paulo encerraram a distribuição das sacolas plásticas tradicionais aos consumidores.

Para o presidente da Agas, Antônio Longo, no entanto, a medida pode se revelar prematura, devido à falta de alternativas que sejam práticas, recicláveis, economicamente viáveis e menos prejudiciais ao meio ambiente do que os sacos plásticos tradicionais. Se simplesmente eliminarmos as sacolas plásticas, as famílias gaúchas serão oneradas em média em R$ 15 mensais para a aquisição de sacos de lixo. Estaremos, na prática, transferindo a conta para o consumidor, que simplesmente trocará a cor do saco plástico de lixo, de branco para azul ou preto’, observa.

Via: Agas

Nenhum comentário:

Postar um comentário