terça-feira, 10 de abril de 2012

Polêmica – Comércio "boicota" acordo e distribui sacolas plásticas


Ainda há muita confusão e sobram críticas: Apas e Procon voltam a se reunir hoje

Após quatro dias em vigor, o acordo entre Associação Paulista de Supermercados (APAS) e Ministério Público de São Paulo determinando o fim da distribuição gratuita das sacolas plásticas nos supermercados, ainda há muita confusão e sobram reclamações. Além disso, nem todos os supermercados aderiram ao acordo e continuam distribuindo as sacolinhas aos fregueses.

Os principais argumentos apresentados pelo MP, Procon e consumidores é de que não existe um estudo empírico comprovando o quanto o meio ambiente será beneficiado com a medida. Além disso, há a questão de a medida ser restritiva: apenas associados da APAS é que não irão distribuir as sacolinhas, o que, na prática, representa a eles uma economia com aquisição dos produtos para distribuição gratuita.
 
“É um erro. O acordo está cheio de falhas. A começar por não ser uma legislação, mas sim uma recomendação”, aponta o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Airton Nogueira. “Não há números, explicações ou estudos que apontem como a não distribuição das sacolas irá afetar o Meio Ambiente. O consumidor têm dúvidas e os comerciantes ainda mais”, diz ele, que nesta semana encaminhou circular a 3 mil comerciantes do Alto Tietê e Imprensa esclarecendo o posicionamento do Sincomércio.

“Eles (comerciantes) querem saber se distribuem ou não as sacolas; se estão suscetíveis à multa e se correm o risco de perder clientela caso se recusem a fornecer uma sacola. Eu simplesmente digo a eles: façam o que quiserem. Trata-se de um acordo e que abrange associados da APAS”, acrescenta Nogueira, reforçando que é favorável à preservação do Meio Ambiente.

Luiz Cláudio França, dono da Lumifran, conta que distribui as sacolas e que desde a nova medida em vigor, para supermercados, observou as vendas de seu comércio aumentarem. “Consumidor procura quem oferece facilidade e não dificuldade”.

“No que depender de mim, supermercado que constranger o consumidor leva multa. Mas como se trata de um acordo, é preciso ter mais conversa”, disse o coordenador do Procon Municipal, Dori Boucault Neto, que na hoje irá se reunir com diretores da APAS, na capital.

 
Via: Mogi News

Um comentário:

  1. Eu só vou comprar em supermercado que distribui sacolinha plastica.

    Além disso, não houve redução dos valores dos produtos nas prateleiras......Será que as sacolas caiam do ceu......Tinha um custo..ou não......PORQUE não repassar ao cliente.....ja que o supermarket não se importa com o valor da sacolinha....kkkk

    Movimento do Só compro com sacola plastica.

    ResponderExcluir