quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Redes de supermercados do RS aderem à campanha de redução de sacolas plásticas

Em reunião ocorrida nesta segunda-feira, 24, o Ministério Público foi informado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) que as principais redes de supermercados que atuam no Rio Grande do Sul aderiram à campanha educativa “Sacola bem utilizada ajuda o meio ambiente”. As sacolas serão impressas com o logotipo da campanha assim que acabarem os estoques das que já estão nos supermercados.
Além disso, serão realizados cursos de capacitação para os empacotadores dos estabelecimentos da Capital, do Interior e das cidades litorâneas, já para a atuação durante o veraneio. Eles aprenderão a otimizar o uso das sacolas, para que comportem o máximo da capacidade, que é de 6kg, de acordo com normas da ABNT. Podem fazer parte da campanha os estabelecimentos com mais de quatro caixas de atendimento, que são obrigados, a partir de um decreto Estadual, a obedecerem a essas regras.

O Termo de Compromisso que instituiu a campanha foi assinado pelo MP, Agas e Fecomércio em 2 de julho, durante a 3ª Oficina do Projeto RESsanear, em Porto Alegre. A redução do uso de sacolas plásticas é um dos objetivos do Projeto, que também visa auxiliar os municípios na elaboração dos planos de saneamento básico e de gerenciamento de resíduos sólidos. Ele é uma parceria entre os Centros de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor, da Ordem Urbanística e do Meio Ambiente.

Participaram da reunião a Coordenadora do Cao Consumidor, Procuradora de Justiça Têmis Limberger, a Coordenadora do CaoUrb, Promotora de Justiça Josiane Superti Camejo, o Gerente Executivo da Agas, Francisco Schmidt, a Advogada da Agas, Edna Pensionato, o Assessor de Comunicação da entidade, Francisco Brusti, além do Vice-Presidente da Fecomércio, João Francisco Micelli Vieira, e a representante do Sindigêneros, Ticiana Machado.

Via: Ministério Público do Estado RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário