sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bauru monitora coleta de lixo após fim das sacolas plásticas

A Emdurb, empresa  gerenciadora da limpeza pública no município de Bauru, está realizando um trabalho de monitoração do serviço de coleta de lixo domiciliar na cidade após o fim do fornecimento de sacolinhas plásticas pelos supermercados. Além disso, a instituição vem estudando o comportamento dos munícipes em relação a essa mudança.

Nesta primeira semana de análises, observou-se um aumento considerável de resíduos acondicionados em caixas de papelão, o que gerou problemas após as chuvas que caíram nos últimos dias, e que molharam os recipientes, causando transtornos na hora do recolhimento do material. Na última segunda-feira, a Emdurb detectou um problema generalizado nos setores da cidade quanto ao acondicionamento indevido de lixo domiciliar.

Para realizar a coleta diária dos objetos, a Emdurb segue o Código Sanitário Municipal, Lei Alteradora 3986, de 14 de dezembro de 1995, artigo 27: "O lixo domiciliar a ser coletado regularmente deve apresentar-se embalado em sacos plásticos, com capacidade máxima de 100 (cem) litros (...)".

A preocupação da Emdurb é com o lixo acondicionado a granel, em caixas de papelão e misturado com objetos recicláveis, pérfuro-cortante, entre outros, o quê dificulta a coleta, pois podem espalhar-se pela calçada e ocasionar o aparecimento de vetores, resultando no aparecimento de doenças, como a leishmaniose e a dengue, por exemplo.

Além disso, o descarte errado dos resíduos sólidos, pode provocar acidentes com os coletores de materiais pontiagudos. Outro fator que preocupa a empresa consiste no aumento do volume de lixo a serem compactados nos caminhões, resultando em mais viagens ao aterro sanitário, onerando a operação do serviço.

A Emdurb recomenda que a comunidade adquira sacos plásticos com capacidade máxima de até 100 litros para o correto acondicionamento dos resíduos.

Via: DCI

Um comentário:

  1. Pois é... Digam adeus aos coelhinhos de lixo (sacolinhas amarradas contendo lixo, que é uma forma de descarte e reutilização), e digam bom-dia para o lixo a granel e aos sacos plásticos que não possuem qualquer resistência ao manuseio.
    A afirmativa ecológica não se sustenta... Com certeza existem outros interesses por traz desta legislação.

    ResponderExcluir