sexta-feira, 13 de julho de 2012

Três supermercados não distribuem sacolas plásticas em Rio Claro

Desde o final do mês passado, os supermercados paulistas estão obrigados a distribuir gratuitamente as sacolas plásticas descartáveis por determinação da Justiça. O problema é que a decisão vem sendo descumprida por alguns estabelecimentos de Rio Claro.

As denúncias foram feitas por consumidores ao Procon. O diretor do órgão, Sérgio Santoro, disse que as denúncias envolvem três supermercados da cidade, que serão fiscalizados nesta semana. A primeira fiscalização ocorreu na última terça-feira (10).

Segundo Santoro, o supermercado não estava distribuindo as sacolinhas sob a alegação de que a decisão judicial vale somente para o estabelecimentos associados à Apas (Associação Paulista de Supermercados), ré na ação julgada pela Justiça. O Procon discorda da interpretação. Conforme Santoro, a lei vale para todos os supermercados, mesmo aqueles que não têm vínculo com a entidade.

Santoro explica que o gerente do supermercado foi orientado a cumprir a decisão judicial sob risco de ser autuado pelo Procon. O procedimento deverá ser adotado por todos os supermercados.

Desde o retorno das sacolinhas, os supermercados adotaram a tática de racionar a distribuição, conforme o volume da compra dos clientes. O Procon apoia tal medida. Santoro declarou ser a favor da distribuição controlada, para orientar a população sobre o uso consciente do produto.

Além disso, a distribuição controlada tem amparo legal, visto que a decisão da juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Central da capital, que determinou o retorno das sacolinhas, estabelece que os supermercados “retomem o fornecimento de embalagens (sacolas) adequadas e em quantidade suficiente para que os consumidores levem suas compras, gratuitamente”.

Um gerente que não quis se identificar disse que a política da loja é fornecer as sacolas em quantidade necessária para embalar as compras. Por isso, o produto não fica exposto sobre o balcão. Segundo ele, a medida evita o mau uso do produto, como embalar um item em cada sacola de forma desnecessária ou até mesmo levar sacolas vazias para casa.

A consumidora Elaine Damaceno conta que sempre utilizou as sacolinhas como sacos de lixo, mas já estava se acostumando a levar as ecobags às compras. Mesmo com a volta das sacolinhas, ela procura manter o hábito recém-adquirido. “Sempre mantenho uma na bolsa e, se precisar, aí complemento com sacolinha”, conta.

Via: Jornal A Cidade - Rio Claro

Um comentário:

  1. AQUI EM SÃO PAULO O SUPERMERCADO DIA VENDE A SACOLINHA POR R$ 0,70 CENTAVOS. HOJE DIA 13/07/2012. ESSE PAIS NÃO É SERIO COMO SEMPRE.

    ResponderExcluir