terça-feira, 8 de junho de 2010

Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas chega a Recife nesta quarta-feira, dia 9


Recife (PE) será a primeira cidade nordestina a receber, em 2010, o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que visa a conscientização da população sobre uso e descarte adequados dessas embalagens. 

Na capital pernambucana, o Programa capacitou mais de 200 profissionais de quatro redes de supermercados - Pão de Açúcar, Sttyllo de Supermercados, Kennedy e Arco-Íris – para orientarem o consumidor na hora de embalar as compras. O Programa terá início no dia 9 de junho e a expectativa é que, em um ano, o consumo das sacolinhas seja reduzido em 30%.

Lançado em sete capitais brasileiras, o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas tem alcançado resultados significativos na redução do uso dessas embalagens. Em 2007, o consumo de sacolinhas, no Brasil, foi de 17,9 bilhões. Já em 2008, passou para 16,2 bilhões e em 2009 foi de 15 bilhões, o que representa uma diminuição de 16,2% do início do programa até agora.

Segundo Paulo Dacolina, diretor Superintendente do Instituto Nacional do Plástico (INP), o resultado esperado para  o Programa no Recife não contempla somente a redução. “Queremos reforçar junto à população a importância de ações responsáveis de reutilização e descarte adequado, para que as pessoas possam continuar usufruindo do conforto, praticidade, higiene e economia que as sacolas plásticas proporcionam, sem causarem danos ao meio ambiente”,

O Programa parte do princípio que, para reduzir o consumo, é necessário que se tenha embalagens de boa qualidade. Assim, envolve os fabricantes de sacolas e o varejo para que as sacolinhas sejam feitas de acordo com a norma ABNT 14.937 e identificadas com o Selo de Qualidade Abief-INP. “Produzidas dentro de norma, essas embalagens ficam mais resistentes, garantem a segurança no transporte das compras e, ainda, podem ser reutilizada de diversas formas, como no lixo doméstico, por exemplo, gerando economia à população”, afirma Paulo Dacolina.

Quando a sacolinha é mais resistentes, o consumidor deixa de utilizá-las em duplicidade ou pela metade de sua capacidade, reduzindo a quantidade de sacolas que leva para casa, mas sem ter que deixar de usar estas embalagens, tão úteis no seu dia-a-dia. Pesquisa Ibope, realizada com mulheres das classes B, C e D, responsáveis pelas compras de seus domicílios, revela que 100% das donas de casa reutilizam as sacolinhas para embalar o lixo doméstico, 75% são a favor do seu fornecimento pelo varejo e 71% delas acham que são o meio ideal para transportarem as compras.

O Programa trabalha os conceitos de Redução, Reutilização e Reciclagem — os 3Rs – e de responsabilidade compartilhada. Segundo o presidente da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), Edivaldo Guilherme dos Santos, a expectativa com a implantação do Programa é muito positiva. “Acreditamos que a ideia de unir esforços da indústria, dos supermercados e da população é o que realmente fará a diferença no que diz respeito à preservação do meio ambiente e o Recife vai mostrar que está preparado para atuar com responsabilidade”, completou  Santos.

Além do INP, a Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos e a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief) também fazem parte do grupo que desenvolveu o Programa. No Recife, a Apes e o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de Pernambuco (Simpepe) também apóiam a iniciativa que, este ano chegará ainda a Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Campo Grande (MT) e Belo Horizonte (MG).

Reduza, Reutilize e Recicle as sacolas pláticas e ajude o meio ambiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário