Mais de 30 países, como Alemanha e Japão, já resolveram o problema do lixo urbano com a Reciclagem Energética, um processo 100% limpo que transforma o lixo em energia e atua como complemento ao importante trabalho dos catadores e cooperativas de reciclagem mecânica. O Brasil ainda não adotou esta tecnologia, mas ela está contemplada na Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Na próxima semana, o assunto será debatido entre empresários e especialistas nacionais e internacionais, durante evento sobre a gestão do lixo urbano, que será realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de janeiro (Firjan), no Rio de Janeiro. A iniciativa é da Plastivida e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza e Resíduos Especiais (Abrelpe), entidades que estão trabalhando no Brasil para viabilizar a reciclagem energética como solução para os resíduos sólidos, transformando em energia todo o material que não é possível reciclar mecanicamente (como as sacolinhas que muitas vezes embalam o lixo doméstico da maioria das casas brasileiras).
O 1º Seminário Internacional de Tecnologia e Gestão de Resíduos Sólidos - Rio Ambiente 2010 – será realizado de 26 a 28 de maio, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail para faleconosco@firjan.org.br ou entrar pelo 0800 0231 231 (somente para o Rio de Janeiro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário