quarta-feira, 14 de abril de 2010

Aquecedor de água feito de garrafas plásticas, caixas de leite, entre outros! Continue reduzindo, reutilizando e reciclando as sacolinhas plásticas!

Aquecedor de água traz benefícios econômicos e ambientais



 Economia de energia elétrica e reciclagem de embalagens plásticas e de papel. Esses são dois benefícios que apresenta o aquecedor solar de água feito com materiais recicláveis (garrafas PET e embalagens de leite longa vida), que foi instalado no Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente – Ceacri AABB Comunidade, em Bento Gonçalves. O projeto foi apresentado na tarde desta quarta-feira (07), e o público pode, inclusive, conferir a eficiência do sistema (igual ao das placas solares vendidas comercialmente), colocando a mão na água que saia da torneira da pia da cozinha da instituição.

O aquecedor solar foi construído pelos alunos do Ceacri, com orientação da Emater/RS-Ascar, a partir da coleta de materiais recicláveis feita pelas crianças e adolescentes. Também foram utilizados tubos e conexões em PVC, uma caixa d’água e equipamentos de distribuição da água quente. O equipamento foi instalado no telhado do Centro no final do ano passado e aquece a água da pia. “Nós não quantificamos a economia de energia elétrica, mas com certeza reduziu, pois não usamos mais torneira elétrica na cozinha”, diz a coordenadora do programa de complementação educacional AABB Comunidade, Mari Cavanus Lazzari. Segundo ela, a entidade pretende utilizar o mesmo sistema de aquecimento de água na piscina.

“Essa iniciativa vai servir de modelo para que possa ser expandida na comunidade. É uma estrutura simples, singela, fácil de fazer e que contribui com o ambiente ao dar destino correto a resíduos”, destacou o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Elói Portolan. O modelo de aquecedor solar foi criado, patenteado e disponibilizado na internet por José Alcino Alano, de Tubarão (SC).

Interessados no projeto podem procurar a Emater/RS-Ascar ou a Secretaria do Meio Ambiente de Bento Gonçalves, que se propõe a capacitar interessados, através de oficinas, para que possam implantar novos aquecedores e multiplicar a ideia. O secretário do Meio Ambiente, Airton Minúsculi, lembrou que o município conta com uma Lei que instituiu o prêmio Jovem Cientista e com um fundo com recursos disponíveis para escolas que queiram investir em pesquisa, ciência e tecnologia.

Esse projeto de aquecedor solar de água com materiais recicláveis foi desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Educação, Associação Atlética do Banco do Brasil e Ceacri AABB Comunidade.


Fontes: Gazeta/RS e Assessoria de Imprensa da Emater/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário