É um programa desenvolvido pelo Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida), pela Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (ABIEF) e pelo Instituto Nacional do Plástico (INP). O objetivo é promover boas práticas de uso e descarte correto das famosas sacolinhas plásticas. O programa baseia-se na responsabilidade compartilhada, ou seja, pretende promover uma colaboração mútua envolvendo toda a cadeia produtiva da sacola plástica.
Liderada pela indústria, esta aliança deve incluir desde os fornecedores de matérias-primas e de sacolas plásticas, passando pelos supermercados, até a população e o poder público. Quando esses atores fazem a sua parte, a população tem como resultado sacolas plásticas de qualidade que podem e devem ser utilizadas e reutilizadas, além da reciclagem.
Ao fim de sua vida útil, as sacolinhas devem ser descartadas corretamente pelo consumidor – ou para reciclagem ou para embalar o lixo caseiro. É nessa hora que o poder público participa do processo, por meio da disponibilização de serviço de coleta seletiva de lixo.
Hoje, menos de 500 municípios oferecem essa possibilidade ao cidadão, mas a Política Nacional de Resíduos Sólidos obrigará todas as cidades brasileiras a criarem seus programas de coleta seletiva, já a partir de 2014.
Fonte: Insight Case Studies – Revista Brasileira de Management (FGV)
Nenhum comentário:
Postar um comentário