quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

10 motivos para você não aceitar a proibição das sacolinhas plásticas.

1-      1-   As sacolinhas não são descartáveis, são reutilizáveis. Quase todo mundo as reutiliza para colocar lixo. Sem elas você vai ser obrigado a comprar novos sacos para esse fim. Um sacrifício sem qualquer vantagem ambiental. A única diferença é que você vai ter que pagar por esses sacos e por outros tipos de sacola. Prepare seu bolso.

2-    2-  Pesquisa Datafolha mostra que 88% das pessoas reutilizam as sacolas para armazenar lixo, transportar objetos e recolher sujeira de animais. Por isso ela é a embalagem preferida de 84% da população.

3-     3-  Cidades como Jundiaí, que já proibiram as sacolinhas, registraram aumento considerável de vendas de sacos de lixo. Como um novo gasto mensal, é o consumidor que sai no prejuízo. 

4-       4-   Os órgãos de vigilância sanitária recomendam o uso de recipientes plásticos para descarte do lixo. Com a proibição das sacolinhas, populações menos favorecidas não terão como descartar o lixo da forma correta.

5-      5- Um estudo internacional comprova que o processo de fabricação das sacolinhas plásticas causa menos impacto ambiental do que o das sacolas de pano, papel e papelão. NÃO É PAPO, É CIENTÍFICO.

6-     6-  Ao longo de sua vida útil, uma sacolinha plástica comum emite menos gás carbônico e metano no meio ambiente (gases causadores do efeito estufa) do que qualquer uma das sacolas alternativas oferecidas hoje.

7-      7- A proibição das sacolinhas poderá acarretar o fim de 30.000 empregos diretos no país e 6.000 empregos diretos em São Paulo.

8-      8- Para evitar acúmulo de fungos e bactérias e a possível contaminação dos alimentos, as sacolas retornáveis precisam ser higienizadas com alta freqüência o que aumenta o consumo de água e outros produtos. É preciso ter cuidado também com as caixas de papelão usadas, pois muitas vezes elas não têm as condições higiênicas adequadas para transportar as compras.

9-   9-  Sacolinhas plásticas são recicláveis: se usadas e descartadas corretamente, podem se transformar em diversos outros produtos plásticos.

10- O problema não é a sacolinha, e sim o desperdício e o descarte inadequado, esses sim são os vilões do meio ambiente. A solução, portanto, não é proibir, mas educar a população a usar, de forma responsável, as sacolinhas plásticas e todas as outras embalagens.

2 comentários:

  1. 1 - Substituir para Biodegradaveis
    2 - Reutilizam mas vão para o aterro da mesma forma.
    3 - Infelizmente, isso teria que acontecer, o certo seria que fossem adquiridas biodegradaveis
    4 - Cabe o governo resolver isso... mas na real, vão conseguir sim.
    5 - É, mas uma sacola de pano dura ANOS e não DIAS.
    6 - Mesma resposta anterior...
    7 - Mas pode gerar mais 30000 em um novo mercado devido a proibição... e outra, essa forma de pensar que faz com que muitas outras coisas não sejam sustentáveis...
    8 - AFF
    9 - São reciclaveis mas 95% delas são descartadas como LIXO.
    10 - Ai você disse mas nem todo mundo aprende isso da noite pro dia, alguns métodos devem ser implantados para "educar" a sociedade.

    ResponderExcluir
  2. 1 - Substituir para Biodegradaveis - No Brasil não há usinas de compostagem para que resíduos orgânicos se biodegradem adequadamente e, por isso, eles – que são mais de 60% do material encontrado nos lixões – só se sobrepões e não se biodegradam. Além disso, ao se degradarem ao léo emitem metano, que é 21 vezes pior par a camada de ozônio que o CO2.

    2 - Reutilizam mas vão para o aterro da mesma forma – apenas 0,2% do que há nos aterros são sacolas plásticas. 60% é lixo orgânico. A sacola plástica tem a importante função de embalar o lixo, o que é uma recomendação dos órgãos de saúde do país, para que se evitem contaminações das pessoas e de meio ambiente. Cabe aos governos resolverem a questão dos aterros. Até lá, embalar lixo em plástico é o mais recomendável.

    3 - Infelizmente, isso teria que acontecer, o certo seria que fossem adquiridas biodegradáveis – O biodegradável não é a solução se não houver compostagem. Até isso ocorrer, embalar lixo em plástico é o mais recomendável.

    4 - Cabe o governo resolver isso... mas na real, vão conseguir sim – Nossos estudos se dão com base na realidade no pais. Hoje, o mais indicado é usar embalagem plástica para o descarte do lixo. Com a proibição das sacolinhas, populações menos favorecidas não terão como descartar o lixo da forma correta.

    5 - É, mas uma sacola de pano dura ANOS e não DIAS.- O estudo comparativo do ciclo de vida dessas embalagens mostram que as sacolas plásticas são as que menos agridem o ambiente – desde sua fabricação até seu descarte – uma vez que seja adequado. A questão está no descarte e não no produto. Para isso, a solução está na educação da população e na conscientização do poder público sobre políticas adequadas de gerenciamento de resíduos.

    6 - Mesma resposta anterior... – a mesma resposta anterior

    7 - Mas pode gerar mais 30000 em um novo mercado devido a proibição... e outra, essa forma de pensar que faz com que muitas outras coisas não sejam sustentáveis... – a sustentabilidade é resultado do tripé ECONOMIA, SOCIEDADE e MEIO AMBEINTE. Se estudos mostram que a sacola plástica é ambientalmente menos danosa, que traz benefícios sociais e econômicos, não há porque dizer que não se trata de um produto sustentável.

    8 – AFF - Estudo realizado pela Microbiotécnica, empresa especializada em higiene ambiental com 25 anos de experiência, apontou que as caixas de papelão usadas, disponibilizadas pelos supermercados, e as sacolas de pano, trazidas de casa pelo consumidor, possuem alto grau de contaminação por coliformes totais, coliformes fecais e E.coli (Escherichia coli) podendo prejudicar a saúde da população. (Veja o estudo completo: http://www.plastivida.com.br/2009/pdfs/posicionamento-estudos/EstudoMicrobiologico.pdf).

    9 - São reciclaveis mas 95% delas são descartadas como LIXO.- E está correto. A sacola plástica tem a importante função de embalar o lixo, o que é uma recomendação dos órgãos de saúde do país, para que se evitem contaminações das pessoas e de meio ambiente.

    10 - Ai você disse mas nem todo mundo aprende isso da noite pro dia, alguns métodos devem ser implantados para "educar" a sociedade. - Perguntamos: deveríamos banir as sacolas ou promover ações em favor de seu uso responsável? Imagine se baníssemos tudo o que é moderno e que ao mesmo tempo tenha algum impacto ambiental – carros, aviões, navios, indústrias, etc. Voltaríamos aos primórdios, com baixa qualidade e baixa expectativa de vida. Na sociedade contemporânea, a melhor forma de usufruir dos benefícios (conforto, praticidade, economia, segurança e qualidade de vida) a que todos temos direito é utilizar este ou qualquer outro produto de forma responsável, o que significa aplicar o conceito ambiental, reconhecido internacionalmente, dos 3R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Acreditamos que a população tem direito à EDUCAÇÂO e somente com ela, será possível combater o desperdício e o descarte inadequado.

    Conheça os programas que já garantem a redução do desperdício e o descarte adequado. www.escoladeconsumoresponsavel.org.br

    ResponderExcluir