quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Escola de Consumo Responsável é lançada em versão online

A iniciativa vai compor as ações de educação ambiental que deverão alcançar, até o final de 2011, uma redução de 5 bilhões de sacolas plásticas consumidas 

Hoje, dia 8, será lançada a versão online da Escola de Consumo Responsável, que visa disseminar o conceito sobre consumo consciente, uso racional dos recursos e descarte correto de materiais reutilizáveis, tendo como mote principal as sacolas plásticas. A iniciativa é da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, Instituto Nacional do Plástico (INP) e Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief), com o apoio da prefeitura municipal de São Bernardo do Campo (SP).

A Escola visa formar multiplicadores de práticas sustentáveis. No portal - www.escoladeconsumoresponsavel.org.br -, o usuário terá acesso, a partir de janeiro, a vídeo-aulas gratuitas desenvolvidas para estudantes, professores, profissionais do varejo e outros interessados. O material didático também estará disponível no site para download. A Escola online também oferece uma biblioteca digital com material diversificado, para quem quer saber mais sobre a sustentabilidade, as características dos produtos, informações técnicas, estudos, etc. “O portal reúne todas as informações para que se pratique a sustentabilidade de forma efetiva, a partir da informação correta”, afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do INP.
Promover a educação ambiental é uma causa que as entidades representativas da indústria, do comércio e dos trabalhadores de São Bernardo do Campo, localizada na região do ABC Paulista, encamparam em contraposição às ações de banimento de sacolas plásticas e de outros materiais. “Somente por meio da educação é que promoveremos a preservação do meio ambiente tornando a população corresponsável pela construção de um futuro melhor para todos nós”, afirma o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. O prefeito participa da aula magna da Escola online.

A educação dá resultado – A Escola de Consumo Responsável é parte do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que envolve indústria, varejo e população na questão da responsabilidade compartilhada para o meio ambiente. O Programa está presente em nove capitais brasileiras: São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Blumenau e Florianópolis.
Todas essas ações conjuntas geram resultados práticos. De 2008 a 2010, o Programa promoveu uma redução de quatro bilhões de sacolas plásticas. As entidades responsáveis pelas iniciativas estimam que, até o final de 2011, 5 bilhões de sacolas plásticas deixarão de ser consumidas, ou seja, 27,9% em relação ao consumo de 2007. Segundo Miguel Bahiense, a defesa do meio ambiente só será eficaz se as ações partirem de princípios educativos e não de restrição de um ou outro produto. “É fundamental que a sociedade tenha a informação correta para poder decidir qual é o melhor produto ou embalagem que deve adotar para garantir seu conforto, qualidade de vida, além da preservação ambiental”. completa.

Acesse: Escola de Consumo Responsável: www.escoladeconsumoresponsavel.org.br

Um comentário:

  1. Muito legal a iniciativa, adorei.
    Educar e compartilhar conhecimento e consciência é excelente, faz muita diferença para a vida de muitas pessoas. =)

    ResponderExcluir