sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

SACOLINHA – ELEITA A VILÃ DO MEIO AMBIENTE

Parece ironia, mas é verdade, a sacolinha do supermercado foi eleita a vilã da natureza. Os legisladores, que não enxergam um palmo à frente do nariz, aprovaram uma lei que proíbe o uso da sacolinha. Proibiram, mas não mediram consequências, não apresentaram uma solução, proibir é fácil.

Agora, aprovaram a lei sem uma análise mais profunda sobre o assunto, como principal argumento que as referidas sacolinhas são usadas para colocar lixo doméstico. Com isso, naturalmente, o lixo passará a ser
colocado em sacos plásticos. Hilário, não!? Entendo que os sacos poluem mais do que as sacolinhas, uma vez que são maiores e mais resistentes.

Aqueles que tiverem condições, comprarão os referidos sacos plásticos, outros colocarão o lixo em latas e tambores e outros ainda estarão jogando o lixo em terrenos baldios, e aí? Quando entramos em um supermercado, verificamos que 80% a 90% das embalagens são de plástico. Ao acordarmos, passamos a “respirar” plástico, desde o interruptor para acender a luz até o cabo da escova de dente, passando pelas embalagens de laticínios, bebidas, cereais, embutidos, componentes do seu carro, cosméticos e tantos outros.

Pois bem, o próximo dia 25/01/2012 será o “dia D”, dia da condenação das sacolinhas e nós, os consumidores, teremos de nos virar, uma vez que a Associação dos Supermercadistas e a Secretaria do Meio Ambiente já fizeram um acordo, portanto, já se acertaram. Agora, uma pergunta: por que começar o processo pelas sacolinhas? Talvez seja em razão de ser o lado mais fraco, ou seja, o consumidor, considerando ainda que as embalagens dos produtos poluem mais do que as sacolinhas. Conclusão: o povo que se arda. Em tempo: Conforme comunicado da “ABIEF” e “Plastivida” (JC 11/12/2011 pág 07), o TJSP manteve a suspensão da lei no município de São Paulo e outras 24 cidades já conseguiram liminares também suspendendo a proibição.

Via: JCNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário