quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Evento no Rio de Janeiro aborda reciclabilidade do plástico


Uma casa feita com perfis construtivos de PVC será montada e desmontada a cada três horas, durante a Feira da Providência, que vai até o dia 4 de dezembro, no Rio Centro, Rio de Janeiro. Esta será uma das atrações do estande das entidades ligadas ao setor dos plásticos, que vão discutir a sustentabilidade desses produtos, assim como sua reutilização e reciclagem.
 
Uma máquina que retira o ar do Isopor® para que seja reciclado, um telão eletrônico que aborda os mitos e fatos sobre os plásticos, além de um processo de coleta dos resíduos descartados na feira para serem destinadas à reciclagem, tudo isso fará parte do evento.

Segundo Miguel Bahiense, presidente do Instituto do PVC e da Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, é importante que a população conheça a utilidade dos plásticos e sua capacidade de promover economia, bem estar e sustentabilidade. “Não é possível imaginar a vida moderna sem os plásticos e, para que possamos usufruir de seus benefícios sem prejudicar o meio ambiente, é necessário levar à sociedade informações sobre uso responsável e descarte adequado”, afirma o executivo.

Casa de PVC - Ideal para a construção de habitações com rapidez, limpeza e segurança, a casa que será montada durante a feira é feita de painéis de PVC preenchidos com concreto. Durante o evento, os participantes vão ver que esses perfis são montados como ‘lego’: os painéis são acoplados entre si por meio de encaixes nas laterais e podem ser usados em construções de até cinco pavimentos.

O sistema construtivo em PVC facilita a gestão da obra e dos materiais necessários, uma vez que o kit vem pré-estabelecido. Outro benefício desse tipo de construção é que não demanda acabamento, uma vez que o PVC cumpre essa função. A maior vantagem para o morador é a durabilidade e a baixa manutenção do sistema em PVC. A durabilidade da edificação chega a 50 anos, com garantia de 15 anos. Além disso, com água e sabão neutro se faz a limpeza das paredes, sem necessidade de pintura freqüente. E o conforto ambiental fica assegurado pelo alto desempenho termoacústico do material.

Segundo Bahiense, o PVC contribui para o desenvolvimento sustentável, promovendo a qualidade de vida da população, gerando economia e, ainda, podendo ser reciclado. “Hoje o Brasil tem uma taxa de 15% de reciclagem de PVC, índice expressivo, se levarmos em conta que grande parte desse material é usado em aplicações de longa duração”, lembra o executivo.
 
Parceria com a Eccovida – Os plásticos são 100% recicláveis. Para reforçar esse conceito e promover junto aos visitantes da feira ações de responsabilidade no consumo e no descarte dos produtos, a Plastivida, em parceria com a ONG Eccovida, que atua no Rio de Janeiro, realizarão a coleta de todo o resíduo gerado no evento para a reciclagem. “A Eccovida realiza um trabalho de promoção à coleta seletiva no Rio de Janeiro e pretende, com esse projeto, incentivar a comunidade a participar cada vez mais”, afirma Edson Freitas, presidente da entidade. Diariamente serão divulgados boletins sobre a quantidade do material coletado na feira, que será doado a entidades assistenciais para reciclagem.
 
Isopor® é plástico e é reciclável - Também será demonstrado como é feito o processo de reciclagem do Isopor®, que poucos sabem que é um plástico 100% reciclável e que pode se tornar rodapés, molduras para quadros, pranchetas e réguas escolares, por exemplo. “O Isopor® também pode ser reutilizado na construção como revestimento acústico, como no preenchimento das paredes da própria casa de PVC”, explica Miguel Bahiense.

Os visitantes do evento também poderão verificar seus conhecimentos sobre os plásticos e tirar dúvidas em um painel eletrônico que as entidades levarão até o pavilhão. “Todas essas ações têm a mesma finalidade, chamar a atenção da população para a importância dos plásticos em nosso cotidiano e para as boas práticas que garantem a sustentabilidade”, completa Bahiense.
 
Serviço:
Feira da Providência - Rio Centro
http://www.feiradaprovidencia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário