quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sacolas são vilãs ou vítimas?


Matéria na Gazeta Online destaca reciclagem e educação para consumo e descarte conscientes de sacolas plásticas.

Para evitar a destinação errada das sacolas plásticas, a designer gaúcha Karine Faccin desenvolveu um projeto com artesãs em Santana da Boa Vista – RS, cuja matéria prima é a sacolinha. “Com sacolas plásticas, fazemos acessórios e bolsas que serão reutilizadas tantas outras vezes, até mesmo em idas ao supermercado e, dessa forma, não serão descartadas inadequadamente”, diz a designer. 

Defesa

As sacolinhas são vistas com bons olhos por muitas pessoas. “Se não for a melhor, é uma das melhores maneiras de transportar compras. Além de ser mais durável, pode ser reciclada sem adição de nenhum agente químico”, explica Rafael Mendonça Ribeiro, da empresa Marca Recicla. 
Para ele, - e outros defensores do plástico - a “culpa” não é da sacola, mas do ser humano, que ainda não sabe como utilizá-la nem reaproveitá-la. “É preciso que haja educação da população sobre o descarte do material”, frisa Ribeiro.

Projetos

Há projetos que tentam mudar essa realidade. Um deles é o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, da Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos), feito com o Instituto Nacional do Plástico e com a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário