sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sacolas plásticas auxiliam no processo de coleta seletiva do lixo




Pensando em formas de colaborar com o meio ambiente, e levando em conta que as ecobags ainda são pouco utilizadas pelos brasileiros, acostumados com a praticidade e reutilização das sacolas plásticas, o Imec Supermercados ( Lajeado-RS)passou a utilizar sacolas que comportam seis quilos. Estas, se bem empregadas, reduzem em 30% o número de unidades utilizadas. A nova versão também é diferenciada por cor, o que serve como incentivo para que os consumidores auxiliem a coleta seletiva de lixo: sacola verde - lixo orgânico, e sacola branca - lixo seco.
Muitas vezes, as pessoas têm dúvida quanto ao que pode ser considerado lixo seco e o que é, de fato, lixo orgânico, e acabam fazendo a coleta seletiva de forma incorreta, contaminando, em 70% dos casos, o material que pode ser reciclado, além de prejudicar o trabalho dos separadores e recicladores, que vivem dessa atividade.

Não sabe como separar o lixo. Veja as dicas abaixo:

Lixo seco - Vidros, plásticos, papéis secos, metais, latas, sucatas e alumínio em geral, embalagens de isopor e Tetra Pak.
Lixo orgânico - Restos de alimentos, folhas e plantas secas, cascas de frutas e verduras, papel molhado ou engordurado, tocos de cigarro, lenços e guardanapos de papel usados, papel higiênico, absorventes,fraldas, dentre outros.

2 comentários:

  1. Embora seja completamente adepta às ecobags, às vezes uma compra despragramada acontece, e não dá pra levar os produtos na mão, não é mesmo?
    A iniciativa é 10! Ajudar as pessoas a separar o lixo seco do orgânico auxilia até pra quem reaproveita os orgânicos na horta em casa, ou resolve fazer uma composteira...
    Parabéns pela matéria!!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza!
    Que tal nos ajudar a espalhar essa ideia?

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir