sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Confira abaixo algumas dicas de como reutilizar a sacolinha plástica! Par o uso consciente de sacolas plásticas exija que elas sejam mais resistentes dentro da Norma ABNT.

1. No jardim - Coloque uma sacola plástica em cada joelho e estará pronto para trabalhar ajoelhado no jardim, sem danificar a roupa. Utilize as sacolas em qualquer outro local onde terá de andar de joelhos e não quer sujar as calças.

2. Para a reciclagem - Arranje 3 caixotes e forre-os com sacos de plástico – um para o papel, um para o vidro e outro para o plástico. Para além de manter os caixotes limpos, não hora de ir despejar a reciclagem, é só pegar nas sacolas e ir. Se não tiver espaço para os caixotes pode sempre arranjar um cabide de 3 pegas, afixar na varanda e pendurar 3 sacos de plástico do mesmo.

3. Plástico protetor - Precisa cobrir e/ou proteger alguma coisa mas não sabe como? Recorra ao seu estoque de sacolas plásticas para cobrir plantas e arbustos durante o Inverno, para proteger objetos que precisa guardar na garagem ou no sótão. As sacolas plásticas são pequenas? Com a ajuda de uma tesoura, abra-os por completo para duplicar o seu tamanho.

4. Na carteira - Uma das maneiras mais simples de reutilizar sacolas plásticas é andar com meia dúzia dobrados dentro da carteira ou na mala do carro para utilizar na hora de ir às compras, além de poupar dinheiro, evita o acumulo em casa.

5. Pompons perfeitos - Utilize sacolas plásticas de cores divertidas para criar pompons grandes e pequenos, perfeitos para decorar festas de aniversário ou quartos infantis. Uma vida mais verde também passa pela decoração, que pode ser muito bonita!

6. Cuidar dos animais - Aproveite e reutilize as sacolas plásticas para forrar a caixa de areia dos gatos (o que facilita muito na hora de mudar a mesma); e para apanhar os dejetos do seu cão quando o levar à rua – evite comprar sacos de propósito para este efeito.

7. Crianças em casa - Se tiver crianças em casa, as sacolas plásticas podem ser uma aliada perfeita no que toca às limpezas: estenda-os sob a cadeira de jantar da criança ou sobre a mesa onde os miúdos fazem pinturas e trabalhos manuais; se a criança está a deixar a fralda, forre o colchão da cama com vários sacos plásticos.

8. Cuidado, é frágil! - Se vai fazer mudanças ou simplesmente empacotar artigos frágeis, amasse os sacos plásticos em pequenas bolas e utilize-os para apoiar os objetos frágeis que vai colocar nas caixas – assim, o seu transporte será mais seguro.

9. Mãos protegidas - As sacolas plásticas são ótimas enquanto luvas, protegendo as mãos de qualquer sujidade na qual tenha de mexer, tendo ainda a vantagem de poderem ser virados do avesso no final da tarefa, sempre sem sujar as mãos. Utilize-os ainda quando limpar vidros com folhas de jornal.

10. Na cozinha - A cozinha é um dos espaços da casa que mais facilmente se suja e que grande trabalheira dá limpar! Da próxima vez que sabe que vai fazer muita sujidade na cozinha, estenda alguns sacos de plástico limpos sobre a mesa ou bancada e suje à vontade no final, basta passar os sacos por água para reutilizar ou então enviá-los direitinho para a reciclagem.

11. Pintura exemplar - Se estiver a pintar alguma coisa, aproveite para forrar o tabuleiro da tinta com um saco plástico para facilitar a limpeza no final; embrulhe os pincéis num saco plástico limpo para que não sequem para o dia seguinte. Se tiver de utilizar tinta de spray para pintar um pequeno objeto, coloque-o dentro de um saco plástico antes de começar a pulverizar.

12. Reutilizar e reciclar – Escolha uma das dicas acima e comece já a faze a sua parte Reciclando, Reutilizando e evitando o desperdício das sacolas plásticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário