quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Casa de Plástico vira alternativa para a construção civil. Recicle, Reutilize e Reduza o desperdício das sacolas plásticas!


A casa plástica é formada por uma estrutura de aço de alta resistência, que suporta elevados índices de corrosão e placas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) reciclado, que resultam em peças de grande rigidez e baixa deformabilidade. As placas são preenchidas com resina plástica de poliuretano, que não agride a natureza e tem grande durabilidade



Uma casa pré-fabricada com placas de plástico reciclado, que visa a preservação do meio ambiente, baixo custo de materiais, redução na mão-de-obra, rapidez e praticidade na hora de montar estará disponível no mercado imobiliário em breve. É o que garante o engenheiro civil e sócio-diretor da empresa Impacto Protensão, Joaquim Caracas, que desenvolveu a Casa Popular de Plástico e quer agora certificar o protótipo para comercializar o produto.

Em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Impacto Protensão, empresa especializada em oferecer serviços para construção civil, aguarda a certificação do produto, com as normas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para vender a Casa de Plástico. “Em três meses teremos a autorização preparada com o auxílio da UFC para colocarmos o produto no mercado”, explica Joaquim.

De acordo com Joaquim, hoje mais de 300 casas já foram construídas e alugadas para canteiros de obras, salas de aula, pousadas e até para o quartel da Guarda Municipal de Maracanaú (CE), por um preço médio de R$ 36,00 o metro quadrado. Além disso, a intenção do fabricante é vender moradias populares para todo o país. “A iniciativa é uma alternativa mais econômica e acessível para a população de baixa renda”, diz.

Como se trata de uma casa pré-fabricada o tempo de execução é bem inferior aos sistemas tradicionais. “A montagem da estrutura, instalações e acabamentos leva um dia, se o terreno estiver preparado. No segundo dia, é aplicado o gesso para fazer o acabamento e a casa está pronta”, comenta.

Vantagens

Segundo Joaquim, a casa de plástico apresenta algumas vantagens em relação às construções convencionais, que precisam de tijolos, areia, madeira e cimento. “A casa plástica é rápida de montar, tem um maior conforto térmico e acústico, material durável e é fácil de limpar”.

Além disso, de acordo com o fabricante apesar da casa ser feita de plástico, a estrutura é resistente ao calor por ser feita de aço. “Testes realizados pela ABNT mostraram que a base metálica é resistente às altas temperaturas”, garante o engenheiro.

Porém, ele afirma que testes contra incêndios ainda estão sendo feitos para garantir a total segurança da casa. “A vantagem do plástico é que ele não deixa o fogo se alastrar, diferente da madeira que se propaga facilmente. Em caso de acidente, o fogo seria controlado mais rápido na casa plástica, com certeza”, afirma.

Especificações

O modelo da casa plástica é fabricado em um padrão popular de 40 m² com dois quartos, um banheiro e uma sala/cozinha. Joaquim explica que a casa plástica é feita a partir de uma estrutura metálica de alta qualidade e por placas plásticas produzidas em Polietileno - material rígido, porém leve, de fácil processamento e baixo custo – 100% reciclado.

As placas de Polietileno são fixadas através de perfis de PVC no sentido vertical e perfis "H" no sentido horizontal. “Nessa fixação, devido à posição dos perfis, a casa torna-se totalmente impermeável, não havendo a possibilidade de infiltrações”, comenta o engenheiro. Depois de fixadas, as placas recebem uma vedação preenchida com espuma de poliuretano, que visa uma proteção térmica e acústica. “O poliuretano não transmite calor”, pontua Joaquim.

Revestimento

Após a montagem das placas, é feito o acabamento interno em gesso. “Dessa forma poderá haver a aplicação de textura, pintura convencional (tinta látex) e até a colocação de revestimento cerâmico”, diz o engenheiro.

Detalhes como a caixa d’água, também foram pensados pelo profissional. “Ela terá um formato apropriado para inserir-se na estrutura, ficando ‘encaixada’ entre o telhado e a estrutura do banheiro”. Os demais materiais como portas e janelas ficam a critério do cliente, devido à facilidade de montagem da casa.

Para a cobertura, o profissional explica que o telhado é feito a partir de fibra vegetal (telha ecológica) o que garante uma alta qualidade. “Ao contrário do amianto não transmite a temperatura externa para o ambiente interno”.

Segundo o fabricante, as instalações elétricas podem ser externas ou embutidas no revestimento, ficando a critério do cliente. “No uso residencial as instalações seriam esteticamente melhor se embutidas. Mas no caso de um ambiente comercial, como um canteiro de obra, por exemplo, as instalações externas são mais práticas devido às possibilidades de futuras mudanças”, orienta.

Por se tratar de uma casa que ainda passa por um processo de análise de materiais, o modelo não tem um preço definido para comercialização. “Ainda não temos o preço estimado da casa plástica, porém será um valor inferior ao das casas convencionais existentes no mercado”, conclui o profissional.

Fonte: Correio Braziliense

Um comentário:

  1. Sim...quero ter informações mais técnicas quanto a resistência, estabilidade, e se se adequaria conjugar com estrutura de cimento, ferre, ou ainda madeira, em área alta, sem o risco de alagamento.Pois o custo e rapidez de construção e quanto aos períodos de inverno, frio, calor e ventos.
    Tenho intenções de residir em terrenos de comodato.

    Aguardo os informes para sustentar argumentos fundamentados em sustentabilidade de engenharia e defesa civil...meu e-mail profissionaldi.ffabreu@gmail.com

    tel.cel.tim 19.983000651

    ResponderExcluir