Uso de sacolas plásticas recebe incentivo de R$ 19,6 mi
Angela Martins
O Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, promovido pela Plastivida, o INP e a ABIEF, receberá um aporte de R$ 19,6 milhões da indústria do plástico. O orçamento foi aprovado para o triênio 2009-2011 e será utilizado na estruturação do Projeto de Comunicação sobre a imagem dos plásticos e a manutenção do programa.
Iniciado em 2007 e implantado em cinco capitais (São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Goiânia e Brasília), o projeto conseguiu reduzir, por meio de campanhas de conscientização, o consumo em 16,2%. "Quando iniciamos o programa, o Brasil consumia cerca de 17,9 bilhões de sacolas. Em 2009, o número estimado é de 15 bilhões de unidades. Isso já mostra que o programa é vitorioso", informa Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida.
No ano que vem, Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis serão as primeiras cidades que receberão o programa e em 2011, novas capitais serão incorporadas. O trabalho tem o objetivo de promover o uso das sacolinhas fabricadas dentro da norma ABNT 14.937 e a certificação dos fabricantes dessas embalagens para produzi-las dentro das especificações.
"Estamos lentamente conscientizando o consumidor. Se as sacolinhas oferecidas pelo supermercado forem de boa qualidade, não é preciso mais utilizar duas ou três unidades para carregar uma garrafa de refrigerante, por exemplo. Além disso, é importante que as pessoas reutilizem as sacolas para outras finalidades, como sacos de lixo", argumenta Esmeraldo.
Atualmente, mais de 3 bilhões de sacolas são feitas com Selo de Qualidade, por nove empresas credenciadas. Até 2010, mais seis empresas deverão ser credenciadas totalizando 15 no Brasil.
Matéria do site: http://www.reporterdiario.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário