segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Confira a entrevista com a criadora da grife "Maria Lixo" a designer têxtil Juliana Suarez, que confecciona bolsas utilizando sacolas plásticas.

O luxo do lixo - grife da Sustentabilidade

Uma pesquisa sobre sacolas plásticas, realizada pelo Ibope, em 2007, ouviu 600 mulheres entre 18 e 55 anos, das classes B, C e D, residentes na Grande São Paulo sobre formas de se reutilizar as sacolinhas. Na ocasião, mais de 40 foram lembradas. Uma delas, foi idealizada pela designer têxtil Juliana Suarez, criadora da grife Maria Lixo, que confecciona bolsas utilizando sacolas plásticas reutilizadas como matéria-prima. O conceito ecológico aliado ao visual fashion das bolsas já ocuparam importantes editoriais de moda. Nesta entrevista, Juliana fala como a grife Maria Lixo promove a sustentabilidade.

Qual é o propósito da grife e o que agrega ao meio ambiente e à população?
O principal objetivo é a conscientização da população no aspecto da reutilização. Vejo como uma forma de educação ambiental. A sacola plástica não é o grande vilão do problema ambiental e sim os consumidores. Tanto o papel quanto o tecido têm um impacto ambiental, mas todos contam com a possibilidade de reuso, basta a conscientização do consumidor.

Quantas sacolas são usadas para a fabricação de uma bolsa e qual a técnica usada?
As matérias-primas das bolsas são embalagens de alimentos e sacolas plásticas de supermercados e lojas. Uso em torno de cinco sacolas plásticas para fazer uma bolsa de tamanho médio. No processo de desenvolvimento do tecido uso técnicas de bordado e aplicação de tecidos. Essas técnicas fazem com que a junção e fortalecimento da sacola proporcionem um tecido resistente para a produção de bolsas, acessórios, estofados e decoração.

Quais as principais vantagens das sacolas plásticas se comparadas com outros produtos?
A vantagem é a reutilização. Sacolas plásticas são resistentes tanto quanto o tecido e o couro, só que em vez de descartá-las no meio ambiente, reutilizo.

Quais as aplicações desse tecido?
Esse tecido também pode ser usado para decoração como revestimento para estofado, toalha de mesa, cortina de banheiro, jogo americano e muitos outros produtos.

Como é a aceitação das bolsas nos mercados nacional e internacional?
A Maria Lixo ainda está conquistando território no mercado nacional e internacional, mas a aceitação das bolsas vem crescendo a cada dia. No momento estou desenvolvendo contatos comerciais com lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e já estou em negociação com Manaus. No mercado internacional, as bolsas já são exportadas para a loja Eureka em Miami e em breve para Portugal.

Qual é a produção anual?
Faz apenas dois anos que estou nesse ramo. A produção ainda é em escala pequena. Digamos que são 500 peças a cada coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário