sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sacos plásticos para colocar o lixo

Segundo a Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o material mais adequado para o acondicionamento e o transporte do lixo precisa ser capaz de vedar, garantindo que não ocorra vazamento de lixo líquido dentro da lata de lixo ou no transporte até o caminhão de coleta.

Por ser resistente, não se desmanchar e ser capaz de conter o vazamento de líquidos, o plástico é um material adequado para embalar e transportar o lixo. A leveza dos plásticos também reduz o consumo de combustível usado no transporte e, consequentemente, diminuem as emissões de gás carbônico. A ABNT criou normas que regulamentam a qualidade dos sacos plásticos, eles devem resistir ao peso do lixo e a impactos como os arremessos para dentro do caminhão ou a queda dos sacos através dos dutos da lixeira dos edifícios.

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamenta uma série de medidas para o descarte seguro dos resíduos dos serviços de saúde - ou lixo hospitalar. Segundo as normas, esse material deve ser mantido em sacos plásticos até que seja incinerado em locais adequados. Os sacos evitam que os resíduos de saúde contaminem o ar ou os solos.

A cadeia produtiva dos plásticos, desta maneira, contribui decisivamente para o Desenvolvimento Sustentável, ajudando na conservação dos recursos naturais, melhorando a qualidade de vida das pessoas e contribuindo para o crescimento econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário