segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Lona de sacolinhas plásticas

Você tem zilhões de sacolinhas plásticas de farmácias e supermercado embaixo da pia ou emboladas em algum armário? Sempre quis uma maneira ecológica e útil de se livrar delas? Uma maneira que te fará ter um utensílio de casa prático e resistente? Você tem um ferro de passar? Que tal fundir as sacolinhas em um lona de plástico?

Você precisa de:
Sacolinhas Plásticas
Papel manteiga
Ferro e tábua de passar

Como fazer:

Estique a sacola e corte o fundo e as alças para que a sacola possa ser aberta em um grande cilindro de plástico.

Vire a parte da estampa da sacola (caso haja) para dentro. Uma vez que a tinta esquenta, ela solta da sacola e faz uma sujeira danada. Se a sacola tiver um desenho interessante, que você gostaria de preservar, use uma camada de sacola sem estampa em cima da estampada.
Os melhores resultados são obtidos quando utilizamos entre 6 e 8 camadas de plásticos. Você pode então dobrar suas sacolas duas vezes até obter uma grossura de 8 camadas de plástico ou usar três ou mais sacolas. Usar menos de seis camadas muitas vezes resulta em pequenos furos na peça final e um material mais fraco.
Faça um sanduíche de sacolas entre as folhas de papel manteiga.

Em seguida, passe o ferro (necessário testar a temperatuda ideal para cada ferro) e continue movimentando o ferro constantamente. Certifique-se de passar os cantinhos e depois de 15 segundos, vire do outro lado e passe por mais algusn segundos.

Retire o papel pelo canto para ver se as sacolas se fundiram. A lona deve estar lisa e todas as camadas devem estar juntas (cuidado! devem estar quentes). Se as camadas ainda não estivem juntas, passe mais um pouco.



Retire o papel manteiga e pronto! Agora você pode usar essa lona para fazer milhões de coisas. Sacolas reutilizáveis, carteiras, almofadas de chão, bolsas de praia...






Não se esqueça de deixar as janelas abertas durante todo o processo para evitar intoxicação com as substâncias liberadas pelo aquecimento do material.

Fonte: http://etsylabs.blogspot.com/2007/05/long-overdue-fusing-plastic-bag.html

3 comentários:

  1. Sensacional isso. Quero muito tentar fazer esse tipo de "lona" com sacolas plásticas. Achei muito bom.

    =)

    ResponderExcluir
  2. Consegui fazer. É super simples e seguro.
    O resultado fica maneiríssimo, bem legal.
    Vou experimentar mais depois e tentar desenvolver algumas sacolas também.
    Boa dica, recomendo.

    =)

    ResponderExcluir
  3. Que idéia legal!!! Fica uma graça e ajuda o meio ambiente!!

    ResponderExcluir