quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Indústrias britânicas formam aliança para defender sacolas plásticas

Grupos industriais da Escócia e Reino Unido formaram uma aliança para defender cientificamente a continuidade da adoção de sacolinhas plásticas sem que o material venha a sofrer sobretaxa, ideia que vem sendo ventilada em alguns setores do parlamento daqueles países.
A aliança, que conta com a Associação dos Embaladores de Alimentos (FPA), a Associação de Produtores de Filmes Plásticos para Embalagens (Pafa), a Confederação das Indústrias de Papel (CPI) e a Associação Britância de Plásticos (BPF), pediu aos parlamentares Richard Lochhead, na Escócia, e Lord Mauley, na Inglaterra, que desistam de qualquer ideia de introduzir taxas obrigatórias em sacolas plásticas.
“Não há nenhuma evidência para apoiar as sugestões frequentes que a introdução de taxas às sacolinhas trará benefícios ambientais ou que, restringindo de alguma forma o número de sacolas em uso, isso irá tornar os consumidores mais ambientalmente conscientes em outras áreas de suas vidas”, disse Barry Turner, diretor executivo da Pafa.
O grupo, que se dedica a desenvolver o trabalho realizado por um consórcio de sacolinhas plásticas (CBC), informou que o governo e a imprensa popular devem destacar o sucesso da abordagem voluntária da indústria para reduzir o uso de sacos plásticos, em vez de olhar para formas de atingir o consumidor com um imposto adicional sobre as suas compras.
“Temos a intenção de ser proativos em mostrar os benefícios de conveniência e ambientais de sacolas, mas lembrando as pessoas de que há questões de sustentabilidade muito mais urgentes e importantes a resolver”, explicou Peter Davis, diretor-geral da BPF.
A coalizão acredita que os CEOs de grandes varejistas entendem que sacolas plásticas não contribuem significativamente para os seus impactos ambientais e, por conseguinte, sugere que um pacto voluntário de redução de uso do material seja mais amplamente adotado.
O lobby, portanto, tem a intenção de fornecer à indústria, ao público e ao Governo, informações precisas sobre sacolas plásticas e seus impactos no meio ambiente na esperança de que um imposto obrigatório sobre o artefato possa ser evitado.

Via: Rede do Plástico

Um comentário:

  1. Eu, analista de mídias sociais da Rede do Plástico, agradeço em nome da equipe essa postagem do blog feita em resposta a uma publicação nossa. Continue nos seguindo no nosso site: http://www.rededoplastico.com.br e redes sociais: http://www.twitter.com/rededoplastico e http://www.facebook.com/RededoPlastico.

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir