terça-feira, 28 de junho de 2011

Sacolas plásticas e serragem são transformadas em abajur

O Kulla, estúdio de design israelense, é o responsável por criar luminárias feitas de materiais reaproveitados. Através da técnica Upcycle, que consiste em dar nova vida a itens que perderam sua utilidade original, a dupla de designers, Adi Shpigel e Keren Tomer, cria abajures.
Na lista dos materiais utilizados nas criações da coleção “50% Sawdust” estão sacos plásticos e serragem. O resultado é uma mistura de cores, gerada pelo plástico, mesclado com a madeira, que dão um tom elegante às luminárias.
Para chegar ao resultado final, as designers misturam os sacos de diversas cores e o pó de serra em um molde de alumínio, que é exposto a altas temperaturas. Dessa forma é dispensado qualquer tipo de adesivo ou cola. Apenas o derretimento do plástico já é capaz de transformar os resíduos em um material no formato do molde.
Assim é feita a cúpula do abajur. O restante da estrutura também é proveniente de madeira sustentável. Em alguns casos ela é apenas fixada em um pingente, podendo ser instalada em diversos locais.
Segundo a dupla de designers, cada detalhe do projeto foi pensado com muita atenção e a opção por manter as características naturais das matérias-primas também faz parte do ideal inicial. Os abajures funcionam com lâmpadas de 40V e a estrutura com fragmentos plásticos translúcidos oferece um brilho quente e texturizado.


 Fonte: Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário