quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Campanha troca sacolas plásticas por móveis reciclados

Uma ação envolvendo aproximadamente 30 escolas e creches promete movimentar o início do ano letivo de 2013 em Santa Cruz do Sul. A ideia é incentivar alunos a juntarem o máximo de sacolas plásticas que serão destinadas para a reciclagem. O material arrecadado, junto com outros produtos recicláveis, será usado para produzir mesas, bancos e banquetas, para atender as instituições participantes.
O local para a entrega do material recolhido é o supermercado Zaffari, que promove a campanha em Santa Cruz. De lá, as sacolas serão enviadas para a empresa Plásticos Suzuki, de Estância Velha, que realiza reciclagem criando móveis com a chamada “madeira verde”.
Segundo o gerente da Comercial Zaffari de Santa Cruz, Dávilo Eogni, cerca de 40 escolas da cidade foram convidadas a participar da iniciativa, ficando a cargo da direção optar pela mobilização dos alunos. “Mandamos os contatos das instituições para a Plásticos Suzuki e eles falaram com as escolas. Na última terça já entregamos três banquetas para um colégio do Bairro Arroio Grande”, conta.
Os móveis produzidos com sacolas são mesas, bancos e banquetas. Eles serão entregues conforme o volume de materiais arrecadados – no caso das banquetas já entregues no Arroio Grande, cada uma é resultado de 2.370 sacolas recolhidas. A produção de “madeira verde” é feita a partir da separação dos tipos de plásticos. O material é moído, lavado e seco. Depois de derretido, moldado e resfriado, está pronto e pode contar até com uma coloração bem próxima da verdadeira madeira, dependendo dos produtos utilizados. A durabilidade destes materiais pode chegar a 500 anos.

Um comentário:

  1. É realmente um material nobre, e desperdiçamos ao queimar o petróleo em forma de combustível.

    ResponderExcluir