segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Palestra aborda uso consciente de sacolas plásticas e reciclagem

Presidente da Plastivida falará sobre métodos para evitar o desperdício

A Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP) de Alagoas promove, no próximo dia 31, às 9h, no auditório do Sebrae, uma palestra sobre consumo consciente e reciclagem para empresários, representantes de cooperativas, associações e de entidades públicas. O governo de Alagoas será representado pelas Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

A palestra sobre consumo consciente será ministrada pelo presidente do Instituto do PVC, Miguel Bahiense, que vai apresentar o case das Sacolas Plásticas, desenvolvido pelo Instituto Plastvida. A ação visa reduzir em 30% o desperdício da quantidade de sacolas plásticas distribuídas pelos varejos, com a produção de materiais maiores e mais resistentes.

“A ideia é promover o uso das sacolas fabricadas a partir da norma ABNT nº 14.937. Mais resistentes, elas suportam as compras sem que seja necessário colocar uma dentro da outra. Evitando a duplicidade, reduz-se o desperdício”, explica Miguel Bahiense, que citou o exemplo da cidade de Blumenau (SC), onde foi lançada a Escola de Consumo Responsável. O centro capacita o varejo sobre o uso responsável e descarte correto das sacolas para que o próprio setor se torne multiplicador de tais conceitos.
Já o segundo momento será conduzido pelo diretor de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, que apresentará uma pesquisa abordando um diagnóstico geral sobre o momento da reciclagem em Alagoas. O evento conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), da Braskem e do Sindicato da Indústria do Plástico (Sindplast).


Nenhum comentário:

Postar um comentário