quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Coca-Cola troca paletes de madeira por sacolas recicladas



Fábrica em Linhares-ES investe em produtos biossintéticos e poupa R$ 500 mil por ano - Palete de sustentação é 70% feito de sacolas plásticas

A Sabb Coca-Cola de Linhares, empresa responsável por gerir a produção de bebidas sem gás e energéticos do portfólio da Coca-Cola, está substituindo os paletes convencionais de madeira por outros de madeira biossintética. Na troca dos materiais, a madeira de floresta plantada sai e entra o biossintético, com peças feitas de itens recicláveis (plásticos e substratos de processos industriais).

Com a iniciativa, até então inédita em suas plantas industriais, a Coca-Cola, além de economizar dinheiro, está contribuindo com a reciclagem de sacolas plásticas e outros resíduos plásticos. Se a iniciativa, ainda em fase experimental, produzir os resultados esperados, a prática será estendida às outras fábricas do grupo.
"É o tipo de tecnologia de ciclo fechado e vai reduzir a pegada ecológica da fábrica", explica o gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social-Cooperativa da Sabb Coca-Cola, Fabiano Rangel. Os paletes são os gradis utilizados para manter os produtos suspensos do chão.

Cada palete pesa 60 quilos e suporta um peso entre 100 e 200 quilos. A composição do palete biossintético é 70% de plástico (basicamente as sacolas) e 30% de fibra vegetal (os substratos de processos industriais recicláveis, como exemplo restos de algodão).

A produção de 1 palete biossintético recicla 60 quilos, pelo menos, de sacolas plásticas. É um volume grande de plásticos, que, se descartados inadequadamente, poluem.

Segundo Rangel, a cada três estocagens dos produtos, 15 dias em média, era preciso fazer a troca dos paletes de madeira. A vida útil dos biossintéticos é muito maior: 4 anos, em média. A decisão de trocar os paletes de madeira pelos biossintéticos representará para a empresa economia de R$ 500 mil por ano.

Além da economia, a medida contribui para a promoção de uma cadeia de trabalho e renda mais ampla do que a madeira convencional, já que envolve a inclusão socioeconômica e qualificada dos trabalhadores inseridos na cadeia de reciclagem, explica Rangel.

Fábrica da Sucos Mais usa madeira sustentável em pallets - Editoria: Economia AG - Foto: Divulgação

Um comentário:

  1. é uma otima opção e alem de tudo muito sustentavel.
    Um encontrei um site onde sao vendidos os biopallets ou pallet de madeira plastica.
    Segue link abaixo.
    abs
    Dennis Hobson
    pallet

    ResponderExcluir