As sacolas plásticas são econômicas, duráveis, resistentes, práticas, higiênicas e 100% recicláveis e como ressaltou a matéria Um jeito novo de viver, publicada pela Revista Veja em 22 de dezembro de 2010, sua produção emite 70% menos de poluentes e consome 98% menos em energia que a fabricação do papel, usado para a montagem de sacolas.
“A solução talvez não seja a troca [das sacolas plásticas pelas sacolas de papel], mas um descarte mais eficiente das embalagens plásticas”, conclui o texto.
A reportagem destaca a também reciclabilidade do plástico e enfatiza que a destinação para cooperativas de recicladores é a melhor solução para o material, em seu pós consumo.
Consideramos que o descarte correto tanto das sacolas plásticas quanto dos outros resíduos reciclados que geramos em nosso cotidiano é tão fundamental quanto o seu uso responsável, evitando seu desperdício e destinando os materiais para a coleta seletiva após o fim de sua vida útil.
Parabens! eu acho melhor iniciativa as lojas fornecer sacolas de duas cores diferentes (tomara padrão para o comercio todo) para incentivar o uso delas como sacola de lixo, e assim separar inorgánico e orgánico em casa. assim as sacolas seriam reutilizaveis e ajudariam a fazer da coleta seletiva uma realidade.
ResponderExcluir