sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Consumidor consciente tem direito a sacolas plásticas mais duráveis



No dia 15 de outubro, em que se comemora o Dia do Consumidor Consciente, a Plastivida alerta que é direito da população exigir sacolas plásticas fabricadas em conformidade com a norma ABNT para a segurança das compras e a redução do uso excessivo


A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos vem lembrar no Dia do Consumidor Consciente, que é direito da população escolher a melhor embalagem para carregar suas compras. É direito do consumidor também exigir nos estabelecimentos sacolas plásticas mais resistentes feitas com a qualidade determinada pela Norma Técnica ABNT NBR-14.937, o que evita o uso destas embalagens em duplicidade. O consumo consciente de sacolas plásticas acontece quando se reduz o desperdício fazendo o uso e descarte correto, para que este uso se transforme em uma prática responsável.

A Plastivida tem trabalhado em todo o Brasil para promover o conceito dos 3R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. “Principalmente no caso das sacolas plásticas, a entidade acredita que será através da conscientização de todos sobre a importância de ações responsáveis no consumo e no descarte que alcançaremos o equilíbrio entre a economia, o conforto da população e a preservação ambiental”, afirma Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da entidade.  

Diante deste cenário, foi desenvolvido em 2007, o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, criado pela indústria do setor, em parceria com o varejo brasileiro. Voltado para a conscientização da população sobre uso responsável e descarte adequado de sacolas plásticas, o Programa já alcançou resultados significativos sobre a redução do consumo de sacolinhas. 

Em 2007, o consumo de sacolinhas, no Brasil, foi de 17,9 bilhões. Já em 2008, passou para 16,4 bilhões e em 2009 para 15 bilhões. Até o final de 2010 a estimativa é que 3,9 bilhões de sacolas deixem de ser consumidas no Brasil. O programa que hoje conta com a participação de quatro das seis maiores redes  de supermercado(Pão de Açúcar, Zafarri, Prezunic e GBarbosa), já foi implantado em sete capitais brasileiras (São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro e Recife). Até o final de 2010, Florianópolis e Belo Horizonte recebem o programa.

Econômicas, resistentes, práticas, higiênicas e inertes, as sacolas plásticas são reutilizáveis e 100% recicláveis. Por isso, 100% das donas de casa reutilizam as sacolinhas para embalar o lixo doméstico, 75% são a favor do seu fornecimento pelo varejo e 71% delas acham que são o meio ideal para transportarem as compras, como mostra pesquisa Ibope. Dessa forma, o consumidor consciente que exige sacolas plásticas com o Selo de Qualidade, além de garantir a integridade de suas compras, também reduz o uso excessivo. Isso, aliado à destinação correta dessas embalagens (a reutilização e a reciclagem), irá resultar em benefício ao consumidor e ao meio ambiente.


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