terça-feira, 2 de junho de 2015

Semana do Meio Ambiente

Mais de 700 crianças participam de oficinas e palestras sobre a imagem e reutilização dos plásticos, educação ambiental e coleta seletiva em Belo Horizonte

A iniciativa da Plastivida, Inova BH e prefeitura de Belo Horizonte promove palestras sobre a sustentabilidade dos plásticos, suas aplicações, uso consciente e descarte correto, além de oficinas de reciclagem

   

Com o objetivo de promover a imagem dos plásticos, a educação ambiental e contribuir para as boas práticas de consumo, descarte, reutilização e reciclagem em Belo Horizonte, a Prefeitura de Belo Horizonte, a Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos e a Inova BH firmaram uma parceria que vai promover uma série de ações. A primeira delas está sendo realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Solar Rubi, até o dia 3 de junho, em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

Em três dias de atividades (de 1 a 3 de junho) mais de 700 crianças a regional Barreiro (BH) assistiram palestras sobre as propriedades dos plásticos, suas aplicações, sua contribuição na vida das pessoas, o funcionamento do processo de reciclagem, além participarem de diversas oficinas, como artesanato com materiais reutilizáveis, gerenciamento de resíduos, uso consciente de recursos, entre outras.

Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, entidade que coordena esse projeto, ações que envolvem a população em questões como as boas práticas de consumo, a redução do desperdício, a reutilização e a importância da coleta seletiva e da reciclagem fazem com que esses hábitos se tornem perenes. “Nossa experiência em promover os benefícios dos plásticos, as informações corretas e científicas sobre as qualidades do produto e sobre como ele pode atuar de forma harmoniosa com a preservação do meio ambiente mostra que essas questões passam a fazer parte do dia a dia das pessoas”, afirma Bahiense.

Esse tipo de informação quando levada às comunidades traz benefícios além dos ambientais, como economia, possibilidade de geração de renda, melhor gestão dos resíduos sólidos urbanos, menos acúmulo de lixo, mais saúde e bem estar. “O papel da escola tem sido o de catalisadora de ações que podem ser ampliadas para o benefício das crianças, de suas famílias e da comunidade como um todo e essa iniciativa ilustra bem isso”, afirma Jaqueline Vilaça, vice-diretora da Solar Rubi.

Fazer a diferença no ambiente em que se insere é um dos propósitos da Inova BH, que tem parceria com a prefeitura de Belo Horizonte na operação de escolas da rede pública. “Esse trabalho que se inicia em Solar Rubi é um exemplo do que vislumbramos nesta, que é a primeira PPP voltada para a educação”, afirma Christini Kubo, diretora de Investimentos da Inova BH.

A prefeitura de Belo Horizonte também participa dessa parceria e estará presente em ações que virão, como a coleta de materiais recicláveis, o apoio na capacitação de professores da rede pública de ensino municipal para serem agentes multiplicadores das informações sustentáveis, assim como para atuarem junto às crianças e à comunidade nas oficinas de reciclagem com o envolvimento de alunos e da comunidade.

Ainda segundo Miguel Bahiense, Belo Horizonte sai na frente com essa iniciativa, que pode e deve se tornar um modelo para outros municípios. “O engajamento de todos, desde a população, passando pela iniciativa privada e governo, pode potencializar ações consistentes de responsabilidade socioambiental, trazendo benefícios duradouros para todos”, completa o executivo.


Informações à imprensa:
M.Free Comunicação
Contato: (11) 3171-2024
Roberta Provatti, Marcio Freitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário