quarta-feira, 29 de abril de 2015

Comunicado Plastivida sobre acordo APAS e PROCON-SP a respeito das sacolas plásticas

Sobre o acordo anunciado, entre Apas (Associação Paulista de Supermercados) e o Procon-SP, a respeito de sacolas plásticas na cidade de São Paulo, a Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos alerta que:

1.   O referido acordo inviabiliza o plano de coleta seletiva da prefeitura. Com base na pesquisa Datafolha, e somente 17% dos consumidores consultados aceitariam pagar pelas novas sacolas, caso prevaleça a cobrança.

2.   O consumidor será penalizado duplamente. Primeiro pela cobrança em duplicidade das sacolas de supermercado, cujo valor já está embutido no custo dos produtos. Em segundo lugar, caso a opção seja pela sacola retornável, ele terá de arcar com o custo de sacos de lixo, para descarte de resíduos recicláveis ou não. Pesquisa Ibope aponta que mais de 90% dos consumidores reutilizam as sacolinhas para acondicionar o lixo doméstico.

3.   Estudo realizado pela FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas revelou que, em caso de suspensão da distribuição de sacolas plásticas, as famílias terão um aumento de gastos mensais com embalagens de 146,1%, equiparando desta forma aos custos com o arroz e o feijão.

4.   A Plastivida lamenta a postura da Apas que, mais uma vez, a exemplo de 2012, cria mecanismos que prejudica o consumidor e ainda compromete a possibilidade de se melhorar as condições de coleta seletiva na cidade de São Paulo.

Miguel Bahiense - Presidente Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário