O índice de reciclagem dos plásticos no Brasil, a importância da coleta seletiva, do descarte responsável e da educação ambiental, assim como programas inovadores de reciclagem foram alguns dos temas abordados no IX Seminário Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos. O evento foi realizado na última sexta-feira, na Universidade de São Paulo (USP), sob a coordenação do Prof. Dr. Hélio Wiebeck.
A iniciativa foi destinada a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores, consultores, associações, profissionais de empresas, funcionários de órgãos públicos que atuam ou tenham interesse em reciclagem de resíduos.
A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos apresentou um panorama da indústria de reciclagem de plásticos no Brasil. “O resultados obtidos na pesquisa que realizamos anualmente desde 2004 podem melhorar consideravelmente com o aumento da coleta seletiva no País e este é um dos pontos que faz com que essa discussão seja de extrema importância”, afirmou Miguel Bahiense, presidente da Plastivida.
A edição 2014 do Seminário Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos abordou ainda temas como o saneamento e meio ambiente, o modelo de gestão para disposição zero de resíduos a aterros, o Programa Coleta Mais Seletiva de São José dos Campos, a reciclagem na cidade de Crateus/CE, o LAREX – Laboratório de Reciclagem, Tratamento de Resíduos e Metalurgia Extrativa, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as boas práticas do Sistema Metropolitano de Transporte, o POLIRECICLA – Gestão de Resíduos da Escola Politécnica, entre outros.
O evento, em todas as suas edições, tem contado com a presença de professores renomados, executivos de empresas, membros de associações e pesquisadores que atuam com atividades desenvolvidas na área da reciclagem, logística reversa, biopolímeros e biodegradáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário