segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Moradores reclamam de lixo nas ruas do bairro do Ipiranga/SP

O bairro do Ipiranga, em São Paulo, está sofrendo de um problema crônico apontado pela população: o acúmulo de lixo em várias vias. Ao andar pelas vias que cruzam a avenida Juntas Provisórias, por exemplo, não é difícil se deparar com sacos de lixo na calçada, entulhos e outros resíduos. Na rua Amadis, perto da estação Tamanduateí do Metrô, o cenário quase sempre é formado por sacos pretos de lixo rasgados.
Na opinião do jornaleiro Gabriel Ricciardi, de 55 anos, morador da  Vila Carioca há mais de quatro décadas, o processo de deterioração começou quando indústrias invadiram o espaço de áreas residenciais. "Isso fez com que muitos habitantes se mudassem para outros bairros. A Vila Carioca também começou a ter muitas enchentes, o que piorou ainda mais a situação", disse o jornaleiro. "Acho que o poder público deveria cuidar com mais carinho do bairro. Fazer a coleta de lixo com mais frequência seria o mínimo necessário, pois a sujeira é constante nas ruas", completou Ricciardi. 
A falta de coleta de lixo é um problema que também atinge a região do Heliópolis. Caçambas são colocadas em ruas da comunidade em pontos onde o caminhão de lixo não passa. Na rua dos Pilões, um dos problemas é a destinação do lixo. Ele fica exposto no local por dias. Às vezes os pedestres são obrigados a caminhar pela rua, arriscando a vida porque o lixo toma conta da calçada. "As caçambas resolvem em parte, uma vez que o lixo não tem contato direto com o solo. A caçamba acaba transbordando de lixo e ocupa toda a calçada, muitas vezes até parte da rua", afirma o comerciante Pedro Versone.
Para as pessoas não é só um problema da administração pública. O principal problema é a falta de educação dos moradores. Maria Ortiz diz que há muito tempo está preocupada com o lixo. Segundo ela, as pessoas colocam até sofá, cama e fogão na rua.


Nossa observação: Essa matéria foi publicada no jornal Ipiranga News, no dia 17 de novembro.
Diante dessas afirmações, destacamos novamente a necessidade de se investir em educação. Os próprios moradores dos bairros afetados pelo lixo em vias públicas, comentaram que o que falta é a população ser educada. Primeiro passo dado: conscientização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário