quarta-feira, 16 de março de 2011

O consumidor tem o direito de escolher o melhor meio de transportar as suas compras

No Dia do Consumidor, o Recicle Ideias alerta que é direito do consumidor escolher e exigir o melhor meio de transportar suas compras e que quando se fala em programas ambientais que abordam o consumo de embalagens, o consumidor não pode ser penalizado.

Segundo pesquisa Ibope, 71% das donas de casa apontam as sacolinhas plásticas como as preferidas para transportar as compras e 75% delas são a favor do seu fornecimento pelo varejo. A mesma pesquisa indicou que 100% das donas de casa utilizam as sacolas para embalar o lixo doméstico, fator primordial para saúde pública, pois impede que os resíduos fiquem espalhados, contaminando o ambiente.

Além disso, existem outras dezenas de alternativas de reutilização para as sacolinhas, entre elas carregar guarda-chuva molhado na bolsa, levar roupas para academia, embalar alimentos, o lanche das crianças, transformá-las em brinquedos como pipas, usá-las como matéria prima para artesanatos, entre dezenas de outras, que proporcionam praticidade e economia ao consumidor.

Acreditando na conscientização da população sobre uso responsável e descarte adequado de sacolas plásticas, a Plastivida desenvolveu o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, juntamente com o Instituto Nacional do Plástico (INP) e Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) e com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Desde seu lançamento, em 2008, o Programa registra resultados consistentes: a redução de 3,9 bilhões de sacolas plásticas. Para este ano, a redução prevista é de 750 milhões de sacolinhas no varejo brasileiro. “Quando o consumidor se dá conta de que tem direito a uma sacola mais resistente, que pode ser reutilizada inúmeras vezes, além de carregar mais produtos, o varejo passa a ter um aliado na questão da diminuição do desperdício dessa embalagem”, afirma o diretor executivo da Plastivida, Miguel Bahiense.
O Programa, também promove o descarte correto, com ênfase na reciclagem (mecânica e energética), já é realizado em São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis.

Um comentário:

  1. Levo ao supermercado algumas sacolas (2 de feira e duas daquelas retornáveis). Muito prático: rapidamente separo os ítens nas sacolas (pesados, leves, garrafas etc)- coloco no carrinho, depois no carro, no elevador e na minha cozinha...Imagine fazer isso com sacolinhas!! Loucura. Para quem nunca experimentou, eu recomendo. Obs...Levo algumas (poucas) sacolinhas para casa (confesso), pois são úteis em diversos momentos. É isso! Abraços!!

    ResponderExcluir