quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O futuro do planeta Terra como todos sabemos, depende da preservação do meio ambiente. O uso da madeira para construção residências, móveis e utensílios, entre tantas outras coisas está devastando a natureza, por isso ouvimos tanto falar em objetos produzidos com madeira de reflorestamento. Outras opções estão surgindo no mercado e além da durabilidade maior, ainda preservam o meio ambiente como é o caso da madeira plástica.  É um material semelhante a madeira e que é fabricado a partir da reciclagem de vários tipos de plástico, que são processados e pigmentados para chegar a um novo material sólido com uso idêntico ao da madeira, podendo ser pregada, parafusada, rebitada ou colada.
É uma solução 100% ecológica que respeita o meio ambiente, ajudando a eliminar o lixo plástico e desmatamento indevido, pode ser usada em qualquer tipo de ambiente, tanto internos como externos. A madeira plástica não absorve quase nada de umidade, a durabilidade e resistência são características notórias. É resistente ao sol, corrosão, chuva, poeira e pode ser mantida em contato permanente com o solo. É também imune a pragas, não mofa e não cria fungos. Na questão de segurança, a madeira plástica é indicada por não soltar farpas ou ter rachaduras.
No Brasil apenas três estados fabricam a madeira plástica. Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, muitos ainda não conhecem o material, mas o representante comercial Orlando Alexandre da Silva Junior que comercializa a madeira plástica na região, afirma que é vantajoso e pode ser cerca de 30% mais barata que outros tipos de madeira e piso. “No começo muita gente me chamava de louco quando falava que iria vender madeira plástica, hoje que as pessoas começaram a conhecer melhor o produto e ver que o resultado fica igual na madeira e que pode ser usado como se fosse madeira natural, sem contar que o custo é bem menor”, diz Orlando.
Mesmo não sendo aparentemente idêntica a madeira, pode ser uma saída para quem pretende usar materiais ecológicos. A engenheira civil Russiely Pizatto, diz que o material tem que ser do gosto do cliente e que a madeira plástica pode ser mais barata na hora de construir. “Essa decisão vai do gosto do cliente, mas a madeira plástica pode ser uma alternativa com baixo custo e alta durabilidade dependendo da forma que é aplicada se for em ambientes internos a durabilidade é muito maior que ambientes externos”, afirma.
A madeira plástica pode ser usada em toda construção, são fabricados desde batentes de portas, assoalhos, tábuas para paredes quem deseja construir pode usufruir dessa novidade no mercado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário