quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ecobag sustentável é de plástico

Nas compras de final de ano, quem quiser combinar o consumo responsável com uma atitude proativa na redução das emissões de efeito estufa tem como alternativa usar ecobags, as sacolas mais resistentes que se prestam a inúmeras reutilizações.

Entretanto, nem todas as ecobags são a melhor opção para o meio ambiente. Ecobags verdadeiramente sustentáveis são aquelas feitas com os diversos tipos de plásticos, uma opção que combina leveza, resistência, durabilidade, segurança, praticidade e versatilidade, além de serem econômicas, pois podem ser utilizadas várias vezes. Por essas razões, as grandes redes do varejo já as adotaram, ao mesmo tempo em que racionalizam a distribuição de sacolas plásticas .
As ecobags de plástico são ecologicamente corretas por serem retornáveis e 100% recicláveis. O polietileno, o vinil (PVC), a ráfia e o nãotecido –TNT (polipropileno), e o PET reciclado são plásticos muito utilizados na confecção dessas sacolas.


Isso acontece porque os plásticos levam vantagem sobre outros tipos de material. Higiênicas e fáceis de limpar, as ecobags feitas com essas matérias primas não demandam utilização excessiva de produtos de limpeza (basta passar o paninho úmido, economizando água e sabão); e são impermeáveis, assegurando a proteção do conteúdo em caso de chuva e também evitando que a umidade vaze, no caso de se transportar produtos gelados.

Quem utiliza ecobag de plástico está adotando a prática ambientalmente correta dos 3 R’s – Redução, Reutilização e Reciclagem. A Redução se dá por conta da economia das matérias primas, água e energia utilizadas na confecção de uma única ecobag em substituição a múltiplas embalagens. A Reutilização acontece a cada vez que o consumidor leva a mesma ecobag às compras, evitando consumir novas sacolas. E a Reciclagem ocorre quando, depois de vários usos, a ecobag vai para a coleta seletiva, de onde será remetida a uma recicladora que a transformará em novos produtos, até mesmo em uma outra ecobag. Se for praticada a coleta seletiva, esse ciclo poderá se repetir várias vezes, com incalculável benefício para o meio ambiente.

Além disso, as ecobags de plástico oferecem diversas possibilidades de design e impressão. Podem reproduzir logotipos e mensagens que não borram nem desbotam, em favor da preservação do meio ambiente. Assim, transformam-se em um acessório atraente e simbolizador do consumo consciente, demonstrando o estilo elegante e a preocupação ecológica do consumidor.
A utilização de ecobags de plástico é uma das ações do Programa de Consumo Responsável de Sacolas Plásticas da cadeia produtiva do setor, que objetiva a redução do uso dessas embalagens, aumentando sua resistência.

Todas estas ações foram adotadas a partir de um amplo diagnóstico, que inclui uma pesquisa feita pelo Ibope. Ela comprovou que 100% dos consumidores reutilizam as sacolinhas para acondicionar o lixo doméstico e 71% as consideram a forma ideal de transportar as compras. Por isso, 75% disseram ser amplamente favoráveis ao seu fornecimento pelo comércio varejista.
É sempre oportuno lembrar outra alternativa para a redução do consumo dessas embalagens. As sacolas ecológicas – ecobags – estão na moda e ganharam espaço como alternativa ambientalmente correta às necessidades cotidianas de transporte das compras.

Francisco de Assis Esmeraldo é Engº químico, presidente da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP, do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da FIRJAN (RJ) e do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Embalagens (ABRE).

2 comentários:

  1. só uma dica, sempre que for escrever um post, coloque seu nome para que saibam que foi você. usei seu blog para um trabalho e terei de colocar anônimo na bibliografia ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Amigo, não é anônimo e está assinado, veja o último parágrafo:

    Francisco de Assis Esmeraldo é Engº químico, presidente da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP, do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da FIRJAN (RJ) e do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Embalagens (ABRE).

    ResponderExcluir